Transformação digital no mercado de seguros: inovação revoluciona modelo de negócio

Publicado em: 24/09/2018

Inovações tecnológicas estão transformando o relacionamento entre as seguradoras e seus clientes. Mais conectado, bem informado e engajado, o setor tradicional está atento às mudanças ocorridas no comportamento do consumidor. Para atender às novas demandas e se manter atualizado em um mercado competitivo, as empresas estão investindo, cada vez mais, em soluções digitais, com dispositivos mobile, internet das coisas, Telemetria, entre outras.

O novo consumidor deposita expectativas altas sobre os produtos oferecidos pelas seguradoras, o que demanda uma combinação de velocidade, transparência, conveniência e tecnologia. Estas preferências são importantes para que as seguradoras repensem o mercado e desenvolvam ofertas de produtos e serviços inovadores.  

Transformação digital redesenha estratégias de seguradoras

As tarefas de medir, controlar e avaliar os riscos estão sendo transformadas pelo ambiente digital e os principais líderes do mercado de seguros estão conscientes disso. Durante a 27ª edição do CIAB Febraban, em junho deste ano, Alexandre Leal, superintendente executivo técnico da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), discutiu o entusiasmo do setor em promover a inovação por meio de novas tecnologias.

“A crise arrefeceu o ritmo de crescimento do setor, mas não seu entusiasmo com a inovação. Em 2016, a receita do mercado teve avanço real de 4%, superando R$ 400 bilhões, dos quais R$ 285 bilhões retornaram aos clientes na forma de indenizações, resgates de títulos de capitalização e saques em planos de previdência. As provisões técnicas totalizaram R$ 820 bilhões e os ativos ultrapassaram, pela primeira vez, a casa de R$ 1 trilhão", diz Leal.

Um estudo desenvolvido pelo Harvard Business Review, denominado “Operacionalização da Transformação Digital: Novos Insights para Fazer a Transformação Digital Funcionar”, apontou que 43% das empresas pesquisadas, de variados setores, estão conseguindo resultados positivos de seus com investimentos em transformação digital.

Novas tecnologias revolucionam a experiência do usuário

De acordo com a Gartner, está previsto que, até 2020, 20,8 bilhões de dispositivos estejam conectados à internet. Em 2016, a previsão era de 5,5 milhões de novas “coisas” se tornando, diariamente, conectadas. Esta tendência terá implicações de longo alcance para seguros de casa, saúde e automóvel.

A Internet das Coisas é uma rede de dispositivos que coleta, monitora e compartilha informações através da internet. Estes inteligentes conectados podem incluir diferentes objetos relacionados ao mercado de seguros, no setor de automóveis, em sistemas de segurança doméstica e até em planos de saúde.

Veja, abaixo, alguns exemplos de aplicações tecnológicas que transformaram a relação entre as seguradoras e seus clientes e as suas vantagens:

Internet das Coisas (IoT) e Analytics

Para os segurados: No seguro automotivo, por exemplo, dispositivos de telemetria podem ser instalados em veículos e enviar os dados coletados para as seguradoras. Após a análise, é possível oferecer desconto aos bons condutores, além de reduzir os riscos de acidentes e minimizar fraudes e sinistros.

Nos seguros residenciais, smartphones vinculados à sensores instalados na casa permitem que o usuário controle alarmes à distância e monitore a movimentação de pessoas no local. Isso oferece mais segurança ao proprietário, reduzindo a possibilidade de roubos e arrombamentos e permitindo maior visibilidade sobre outros riscos à propriedade.

Já no seguro de vida, sensores biométricos e smartwatches podem monitorar dados como frequência cardíaca, pressão arterial, entre outros dados sobre os sinais vitais do usuário, provendo informações personalizadas, incentivando a melhoria dos hábitos de saúde. A seguradora ainda pode oferecer descontos em serviços que se adequem ao perfil do segurado, por exemplo, idosos que moram sozinhos, pais de primeira viagem, entre outros.

Para as seguradoras: A captura de informações sobre os clientes e a análise desses dados permite identificar riscos em determinados perfis, otimizar o preço do produto, descobrir quais os novos riscos que surgem ao cruzar dados, detectar e reduzir fraudes, além de gerar insights sobre segurança, saúde e hábitos cotidianos dos segurados.


Inteligência artificial

Para os segurados: Permite agilidade e assertividade no atendimento e torna os serviços mais personalizados e proativos.

Para as seguradoras: Facilita a automatização de processos, como chatbots mais inteligentes,  o uso de drones para o reconhecimento dos danos em áreas de catástrofes ou avaliações de propriedade, a fim de evitar fraudes em sinistros; além de apoiar a interação entre departamentos da companhia, desde os processos de análise até o levantamento das perdas para o cliente em situações diversas, como em um acidente.


Mobile

Para os segurados: Têm à disposição gadgets que facilitam o atendimento nos canais de contato com a seguradora e dão suporte à qualidade de vida dos usuários. Aplicativos previnem e oferecem orientação sobre bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos, também podem monitorar o sono de bebês para evitar a morte súbita por apneia.

Para as seguradoras: Concentra aplicativos que visam dar suporte à qualidade de vida dos segurados, melhorando hábitos alimentares e incentivando a prática de exercícios físicos, prevenindo doenças.

 
O investimento em transformação digital proporciona:

  • Melhoria na experiência de contratação de seguros;

  • Atração de novos consumidores para o mercado;

  • Manutenção da vantagem competitiva;

  • Estimulação do desenvolvimento de serviços cada vez mais inovadores;

  • Mudança positiva da visão do público

 

Este é o momento certo para o setor de seguros imprimir uma visão global sobre as tendências em inovação, engajando clientes antigos e captando novos usuários para os seus serviços.

 

Fonte: MJV Blog


VEJA MAIS